GESTO SOLIDÁRIO: Colaboradores da FDC em Nampula doam carinha de roda e enxoval para mãe deficiente e seu filho

Partilhar este conteúdo

Biancha Alfredo, carinhosamente chamada por Anchita, de 23 anos idade, natural de Nacala Porto, é deficiente física, órfã de pai e mãe, e abandonada por um jovem com quem vivia maritalmente após engravida-la, alegando impossibilidade de a levar regularmente às consultas pré-natais.

O caso foi referido por um membro do comité comunitário de Nacala Porto ao paralegal Loveth Martins, da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique (IELM), parceira de implementação da FDC no âmbito do projecto Viva+, que reportou imediatamente ao Gabinete de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência (GAMFVV), a Acção Social e a Unidade Sanitária para assegurar continuidade as consultas pré-natais.

Meses depois a Anchita dá parto normal a um bebé de sexo masculino, tornando as suas necessidades básicas acrescidas, faltando-lhe quase tudo. Na sequência, um grupo de colaboradores da FDC na região norte do País, incluindo parceiros de implementação, promoveu um gesto solidário que culminou com a aquisição de carrinha de roda e emissão de Bilhete de Identidade a Anchita, provisão de um enxoval e registo de nascimento ao recém-nascido, que ganhou o nome de Jorge, em homenagem ao coordenador regional norte da FDC, Jorge Real.

Actualmente, Anchita encontra-se inscrita no pacote de assistência social básico que é disponibilizado pelo Governo, través do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), e no  mês de Maio de 2021 recebeu o seu primeiro subsídio.