NUTRIÇÃO É DESENVOLVIMENTO

Uma chamada para uma acção urgente

UM COMPROMISSO DE TODOS

Nutrição é a bandeira da FDC e a pretensão é ver melhoradas as condições económicas e de saúde das crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, tornando-as motoras do seu desenvolvimento através da criação de capacidades das OSCs, OCBs em matéria de segurança alimentar e nutricional.

Com a diversidade de produtos alimentares produzidos localmente e mudança dos hábitos alimentares as famílias poderão elevar os seus padrões de consumo alimentar. Assim, o enfoque desta componente tem sido de fortalecer a capacidade dos produtores em grupos de camponeses e pequenos agricultores para a produção de alimentos para o mercado local a preços acessíveis.

A nível de advocacia, a FDC tem elevado a nutrição a um nível prioritário e estratégico para o Estado Moçambicano, tendo apoiado na criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e criado o movimento social para travar a desnutrição crónica.

0 %

Crianças desnutridas

0 +

Champions no terreno

Moçambique perde anualmente 1.6 Bilhões de Dólares Americanos pela desnutrição crónica. Dados oficiais mostram que uma em cada duas crianças sofrem deste mal. Em 10 anos, Moçambique conseguiu reduzir apenas 1% no peso percentual que agora ronda nos 43 por cento. Deste universo de 43% de crianças desnutridas, apenas 45% delas recebem cuidado de saúde adequados e das que não conseguem receber, 26% morrem. 19% das repetições de classe nas escolas tem origem na desnutrição crónica e 60% de nós adultos sofremos de desnutrição infantil.

EM 10 ANOS, DESNUTRIÇÃO CRÓNICA REDUZIU EM 1%

MUDANDO DE NARRATIVAS

A FDC investe em intervenções de emergência com foco nas crianças, raparigas e mulheres grávidas e nos primeiros mil dias, a chamada ‘’Janela de Oportunidades’’.