EMPODERAMENTO DA RAPARIGA

“Investir nas meninas é garantir o desenvolvimento de Moçambique”

EMPODERAMENTO DA RAPARIGA

Moçambique é o 2º pais na Africa Austral e 11º no Mundo com as maiores taxas de casamentos prematuros. A proporção de raparigas entre 20-24 anos casadas antes dos 18 anos é de 48,2% e cerca de 14,3% de raparigas na mesma faixa etária são casadas antes dos 15 anos.

Nampula apresenta o maior número de casos de casamentos prematuros e gravidezes precoces. Para inverter este quadro a FDC em parceria com o UNFPA, implementa em Nampula um programa de Empoderamento da Rapariga, cujo objectivo principal é reduzir a taxa de casamentos prematuros e gravidezes precoces em raparigas em idade escolar.

0 %

de Casamentos Prematuros

0 %

Conclusão Ensino Primário

0

Crianças fora do ensino primário

1.Empoderar educaional e economicamente a rapariga e mulheres jovens;

2. Envolver as famílias, Escolas e Conselhos de escola em acções para aumentar a retenção da rapariga na escola;

3. Melhorar o acesso à serviços de planeamento familiar por raparigas e mães jovens através de um sistema comunitário de seguimento e referência às unidades sanitárias;

4. Influenciar fazedores de opinião e guardiões de cultura a advogarem sobre atitudes e práticas favoráveis ao respeito dos direitos, saúde sexual e reprodutiva da rapariga na comunidade e nas escolas;

5. Facilitar acesso a informação para melhoria de processos de tomada de decisão

6. Influenciar agendas de advocacia nacional e internacional para a eliminação de casamentos prematuros.

Situação da Rapariga no País

ELAS SÃO HUMANAS

Nenhuma rapariga deve se sentir em desvantagem por ter nascido uma rapariga ou limitar-se por causa da imaginação limitada de outros, o poder de mudar o mundo começa com a capacidade de acreditar em si mesma e as raparigas devem manter sempre isso em mente.