Centenas de famílias beneficiam de produção agrícola orientados às dinâmicas climáticas

Partilhar este conteúdo

 

FDC E PMA JUNTAS

A luz do Projecto de Criação de Meios para Melhoria da Capacidade de Resposta e Resiliência da População a Choques Externos (Mudanças Climáticas e Desastres Naturais), nos Distritos de Dondo, Marromeu e Caia em Sofala; Changara, Chiuta e Chifunde em Tete, a FDC através de uma parceria com o PMA – Moçambique, tem estado a construir e melhorar a funcionalidade dos programas de resposta a desastres naturais nos distritos acima mencionados.

 

Até então, foram realizados levantamentos das potencialidades locais, seguido de criação de meios resilientes junto aos agregados familiares e associações de produtores, incluindo mapeamento de áreas, rios e lagoas onde foram desenvolvidas actividades de produção agrícola e de peixe.

 

CRIAÇÃO DE ALTERNATIVAS

Com dificuldades sérias para produção agrícola, a entrada da FDC ao povoado de Chipire, em Tete, trouxe novas directrizes para 2019: a de elevar a qualidade da estrutura de produção animal e profissionalizar esta actividade para que os nativos sejam facilitadores dos seus processos de desenvolvimento.

Para o efeito, centros de produção animal comunitário foram construídos, além de ter sido distribuídos sacos de conservação de cereais para pós-colheita e promover actividades de poupança e crédito rotativo.

Com isso, os ”chipirenos”, como Bento na imagem acima, estarão aptos a evitar desperdícios de alimentos e de animais, estruturando a actividade como negócio lucrativo para através dele melhorar o estilo de vida.

”Agradeço imensamente a FDC por tudo que fez. Com este conhecimento, o meu povoado vai aos poucos criar alternativas de subsistência e não esperar sempre pelo apoio de organizações internacionais”, Katupa, chefe do povoado de Chipire.

Produção animal é alternativa viável para região semi-árida como os distritos de Changara, Chiuta e Chifunde em Tete.

PRODUÇÃO ALIMENTAR

 

Inclusão económica das famílias e grupos vulneráveis, garantindo segurança alimentar e nutricional e elevando a capacidade de geração de renda, através da promoção de associações e cooperativas de produtores.