FDC e Embaixada do Canadá promovem ” Diálogo de Alto Nível Sobre Investimento nas Mulheres”

Partilhar este conteúdo

No contexto do mês da mulher, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em parceria com a Embaixada do Canadá, promoveu um evento denominado ” Diálogo de Alto Nível Sobre Investimento nas Mulheres”, com o objectivo identificar desafios e elaborar estratégias para acelerar o progresso e promover o empoderamento feminino.

Durante o evento, diversos participantes demonstraram seu comprometimento e contribuição para o investimento no desenvolvimento desta camada social.
Dentre as várias individualidades presentes neste encontro destaca-se o Ministro Canadiano para o Desenvolvimento Internacional, Ahmed Hussen que reiterou o compromisso do Canadá em investir nas mulheres e raparigas, afirmando que “investir nos direitos das mulheres e na igualdade de gênero não apenas é a coisa certa a se fazer, mas também é a mais inteligente. Quando as mulheres e raparigas são empoderadas e obtêm o poder de fazer ou adquirir o que precisam, a pobreza é reduzida e todos nós nos beneficiamos.”

Hussen anunciou um investimento de 65,8 milhões de dólares para financiar seis projectos em Moçambique, incluindo iniciativas relacionadas à educação para jovens mulheres e saúde sexual e reprodutiva explicando a importância de as mulheres terem autonomia sobre seus corpos e futuros, destacando que isso não só beneficia as próprias mulheres, mas toda a sociedade.

Por sua vez, Carla Louveira, Vice-Ministra da Economia e Finanças, destacou as acções deste ministério para reduzir disparidades no acesso a recursos financeiros e serviços, revelando que em 2024 será destinado um orçamento equivalente a 37,4%, para o financiamento do desenvolvimento do capital humano e da justiça social.
O evento contou ainda com momentos culturais de canto e poesia e uma exposição de vários produtos criados por mulheres, destacando suas habilidades contribuições para as artes e a economia local.