PR recebe posicionamento do Movimento Mulheres pela Paz

Partilhar este conteúdo

Um grupo de mulheres representantes do Movimento Mulheres pela Paz manteve, esta tarde, um encontro com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, com o objectivo de fazer a entrega do posicionamento do Movimento Mulheres pela Paz.

O posicionamento é composto por uma declaração e agenda onde as mulheres justificam a razão da existência do Movimento e os passos até hoje dados para a sua afirmação.

O Movimento Mulheres pela Paz foi criado em Junho de 2017 com o objectivo contribuir para uma paz efectiva e duradoura a partir de onde vivemos e trabalhamos.

A iniciativa apoia os esforços nacionais para a construção de uma paz efectiva, iniciada pelo Chefe de Estado e pelo Líder da Renamo, reconhecendo a importância dos acordos alcançados pelos dois líderes no contexto do diálogo político para a Paz.

‘’Saúdo o movimento porque tem emergido forças que olham para o processo de paz como se ele tivesse que ser realizado por alguém; a vossa postura de fazer parte do processo é fundamental e é assim como deve ser visto’’, disse o Chefe do Estado, para quem ainda que tenhamos a paz definitiva, o Movimento Mulheres pela Paz deverá subsistir pelo facto do mesmo prever outras componentes como Educação; Empoderamento Económico; Troca de Experiências entre as Mulheres Moçambicanas, entre outros.

Para Filipe Nyusi, a mensagem contida no posicionamento do Movimento Mulheres pela Paz propõe a tolerância entre os moçambicanos; não mente; não incita o ódio; recomenda a reconciliação e convívio; não desmoraliza os que trabalham pela paz e emancipação da economia nacional; não desmobiliza e nem anula os esforços feitos; é uma mensagem que não encoraja revolta e nem violência entre os moçambicanos e devia servir de exemplo para todos que estão com vontade para que esse país viva em paz e cresça em prol dos moçambicanos e não dos interesses de grupos, para além de apelar uma acção conjunta.