O Dia Internacional da Mulher é celebrado hoje sob o lema: “Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”

Partilhar este conteúdo
A principal mensagem globalmente difundida sobre o dia é não se negligenciar a ligação vital entre gênero, equidade social e mudança climática, reconhecendo que sem igualdade de género hoje, um futuro sustentável, nem igualitário, será alcançavel.
Neste contexto, a FDC trabalha com mulheres e meninas que sofrem os maiores impactos da crise climática, que tem amplificado as desigualdades de género existentes e coloca em risco a vida e os meios de subsistência das mulheres.
A Fundação intensificou as suas intervenções de assistência humanitária em Cabo Delgado para mitigar os efeitos da insegurança nas mulheres, raparigas e crianças, criando espaços seguros para a mulher em Montepuez, Chiúre, Mecufe, Metuge e Pemba, onde as mulheres vítimas do ciclone Keneth e deslocadas das zonas de conflito em Cabo Delgado recebem apoio psicológico, apoio em caso de violência baseada no género, instrução para desenvolver múltiplas habilidades, incluindo recebem kits de dignidade da mulher, composto por material diverso de higiene pessoal, de prevenção da Covid-19, vestuário, entre outros.
Em resposta aos impactos climáticos adversos, após dois anos da passagem do Ciclone Idai pela região Centro do País, com as pisadas da crise humanitária ainda patentes, a FDC implementou um programa visando reforçar a capacidade de resposta dos governos locais e comunidades para que possam gerir melhor futuros desastres que por ventura possam ocorrer através da melhoria do Sistema de aviso prévio nas comunidades (SAP), implantação da agricultura inteligente ao clima, melhoria da nutrição e criação de sistemas de crédito rotativo e poupança nas comunidades que foram afectadas pelo ciclone IDAI. O programa alcançou mais de 20 mil famílias e foi implementado nos centros de reassentamento do ciclone IDAI nos distritos de Dondo e Búzi (Sofala), Sussundenga (Manica) e Maganja da Costa (Zambézia). Os beneficiários foram capacitados em técnicas de produção de hortícolas, cerais e leguminosas.