Instituições financeiras expandem-se aos distritos

Partilhar este conteúdo

As instituições financeiras que operam na província de Inhambane, nomeadamente o Millennium bim, BCI, Mozabanco e Nosso Banco comprometeram-se, semana passada, cobrir os distritos de Panda, Funhalouro e Mabote.

O compromisso visa proporcionar aos residentes locais a possibilidade da realização de transacções bancárias muito perto das suas casas e foi assumido pelos dirigentes destes bancos durante a realização da III Feira de Inclusão Financeira orientada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

Na ocasião o governador da província de Inhambane, Daniel Francisco Chapo, disse que os residentes destes distritos continuam a percorrer longas distâncias para realizar transacções bancárias, situação que coloca estas pessoas a riscos de perderem as suas poupanças. Os funcionários públicos destes distritos são obrigados a faltar ao serviço para viajarem aos distritos mais próximos para receber seus salários.

O presidente do Conselho de Administração do Millennium bim, Rui Fonseca, em representação de outras instituições financeiras que assinaram o acordo com o Governo, através da Direcção Nacional de Desenvolvimento Rural, afirmou que vão continuar com o trabalho da bancarização rural, porque é uma das formas para desenvolver o país.

O director da inclusão financeira do Letshego, Julai Sumbana, explicou ao Presidente da República durante a feira que a sua instituição já tem acordo com operadores económicos locais para alocar equipamento que vai possibilitar as comunidades a fazer suas transacções bancárias sem problemas.

“Nós vamos simplificar os procedimentos para a concessão de crédito bancário. Dispensamos o avalista, basta ser funcionário público ou de uma instituição reconhecida e possuir NUIT. Em três dias concedemos crédito aos interessados. Nas zonas rurais vamos alocar um kit que inclui um painel solar para a produção da corrente eléctrica e funcionar sem problemas”, disse Julai Sumbana, que referiu que este projecto, denominado “Banco ao Povo”, será executado com parceria da GIZ e FDC.