Governo recebe posicionamento resultante da Conferência Nacional da Rapariga

Partilhar este conteúdo

Um grupo de raparigas apoiadas pela Coligação para o Combate aos Casamentos Prematuros acaba de entregar ao Governo, através do Ministério da Juventude e Desportos, o documento de posicionamento resultante da 4ª Conferência Nacional da Rapariga, que teve lugar nos dias 11 e 12 de Outubro de 2017 na cidade de Quelimane.

A Conferência Nacional da Rapariga, que é liderada pelo próprio Governo, pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e pela Coligação para Eliminação dos Casamentos Prematuros em Moçambique (CECAP), com o apoio da Embaixada da Suécia e do Sistema das Nações Unidas, é um espaço onde as raparigas e rapazes partilham seus conhecimentos e experiências com o objectivo de influenciar o diálogo nacional sobre alternativas eficazes de protecção dos seus direitos.

O acto de entrega de posicionamento, que teve lugar hoje, visa assegurar a continuidade das prioridades definidas durante a conferência, que incluem aspectos ligados a problemática de casamentos prematuros, gravidezes precoces, malária, HIV, desnutrição, falta de alternativas económicas e baixa retenção escolar da rapariga no ensino secundário.

Durante a entrega do documento, a Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, enalteceu os esforços conjuntos empreendidos pela Sociedade Civil, que complementam as acções do Governo no âmbito da protecção dos direitos humanos da rapariga.

Nyeleti disse ainda que o Ministério que dirige vai continuar a multiplicar esforços para que a situação da rapariga melhore no país.
‘’Por exemplo, estamos a idealizar a criação de incubadoras para permitir que jovens desenvolvam habilidades nas áreas prioritárias como Agricultura e Formação Técnico Profissional’’, acrescentou.

Para além da Direcção de Alto Nível do Ministério da Juventude e Desporto, o acto de entrega de posicionamento contou com a presença de Directora Executiva da FDC, Zélia Menete; Coordenadora da CECAP, Benilde Nhalevilo; MEPT; Associação Coalizão; Amodefa; Action Aid; Rede Hopem; Rede da Criança; ROSC; RECAC; ADDC; Forcom e Mídia.