FDC e PMA definem sistemas inteligentes de produção agrícola orientados às dinâmicas climáticas

Partilhar este conteúdo

A luz do Projecto de Criação de Meios para Melhoria da Capacidade de Resposta e Resiliência da População a Choques Externos (Mudanças Climáticas e Desastres Naturais), nos Distritos de Dondo, Marromeu e Caia em Sofala; Changara, Chiuta e Chifunde em Tete, a FDC através de uma parceria com o WFP-Mocambique, tem estado a monitorar e ajudar a melhorar a funcionalidade dos programas de resposta a desastres naturais nos distritos acima mencionados.

Até então, foram realizados levantamentos das potencialidades locais para criação de meios resilientes junto aos agregados familiares e associações de produtores, incluindo mapeamento de áreas, rios e lagoas onde possam ser desenvolvidas actividades de produção agrícola e de peixe.

Os levantamentos incluem também a identificação e promoção de grupos de poupança e crédito (PCR) que serão treinados como forma de criar alternativa de sobrevivência aos períodos críticos.

A informação colectada poderá ajudar a definir sistemas inteligentes de produção agrícola orientados às dinâmicas climáticas e nutricionais, para além de compreender melhor a intervenção dos actores locais para melhor enquadramento dos treinamentos que serão conduzidos.