FDC e MISAU promovem formação de formadores em auto-testagem de HIV

Partilhar este conteúdo


Mais de cento e cinquenta profissionais que actuam na área da saúde provenientes de todas províncias do País estão a ser formados, em Maputo, em matéria de auto-testagem de HIV.
A formação, de três dias (21.03 a 23.03.2022), tem como objectivo assegurar o desenvolvimento de competências dos actores comunitários e profissionais da saúde para adoptar abordagem de Auto-Testagem de HIV, de forma aumentar a cobertura de testagem em grupos populacionais de maior risco de infecção pelo HIV e com difícil acesso às unidades sanitárias.
‘’Auto-testagem do HIV é para criar demanda as unidades sanitárias e ao Aconselhamento de Testagem em Saúde na Comunidade (ATSC)’’, disse Aleny Couto, Chefe do Programa Nacional do Controlo de ITS, HIV/SIDA, para quem a abordagem de auto-testagem vai ajudar a atingir a almejada meta de 95% de moçambicanos conhecendo o seu seroestado, contra os actuais 83%.
Para Adelino Xerinda, Gestor do Programa de Prevenção de HIV (Viva+), a FDC e parceiros do PEPFAR irão garantir todo processo logístico de enraizamento comunitário da abordagem da auto-testagem, através de activistas, conselheiros, educadores de pares, entre outros agentes comunitários, assegurando a massificação da testagem.
‘’ O conhecimento do próprio estado serológico relativamente ao HIV é essencial para o sucesso da resposta nacional contra o HIV’’, acrescentou Xerinda, enfatizando que logo após o workshop, os formados voltam as suas regiões de proveniência para formar outros actores contemplados na abordagem de auto-testagem.
Actualmente, o País conta com cerca de 2,1 milhões de moçambicanos que vivem com o HIV.