FDC e MINEDH encontram melhores respostas para retenção escolar e redução de novos casos de infeções nas raparigas

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FDC e MINEDH encontram melhores respostas para retenção escolar e redução de novos casos de infeções nas raparigas

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A FDC, através do seu Projecto VIVA+ financiado pelo Fundo Global e a luz do Memorando de Entendimento que tem com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) para implementação de múltiplas intervenções dentro da escola com o objectivo de reter a rapariga e reduzir a prevalência de HIV, reúne hoje e amanhã (04 e 05 de Março), na cidade de Maputo, com alguns Educadores de todas províncias do País, representados a partir do nível Distrital até Central.
Trata-se de Coordenadores da Zona de Influencia Pedagógica, Directores de Escolas, Professores, Pontos Focais de Saúde Escolar, Diretores Distritais dos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologias (SDEJT); Chefes de Departamento de Nutrição e Saúde Escolar da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH); representantes do MINEDH, do MISAU; da Secretaria da Juventude; do Conselho Nacional de Combate a SIDA, além de especialistas e representantes da FDC.
A reunião tem como objectivo avaliar a implementação de múltiplas intervenções realizadas dentro da escola para reduzir a prevalência de HIV nos adolescentes na faixa dos de 10-14 e igualmente reter a rapariga na escola. Estas intervenções resultam do facto de que em Moçambique, a partir dos 15 anos, a prevalência de HIV aumenta com maior incidência nas raparigas.
E o facto fez com que a FDC, desde 2018 e dentro do seu projecto VIVA+, repensasse no seu pacote de intervenção para redução da incidência do HIV (novos casos de infeções), recorrendo ao lugar onde há maior concentração de raparigas e rapazes a nível nacional: escolas, e interviesse mais precocemente em termos de prevenção primária, tomando em conta os contextos de normas sociais e práticas culturais para reduzir a exposição à infecção pelo HIV e a vulnerabilidade da rapariga.
Associado aos elementos acima, uma avaliação de lacunas no Sector de Educação feita no âmbito da Iniciativa ALL IN, mostrou que não existem ferramentas de monitoria e avaliação do ensino abrangente da sexualidade incluindo a prevenção do HIV/SIDA/ITs, embora este conste no currículo nacional de forma transversal; lacuna em relação a Professores treinados para abordar conteúdos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva nas salas de aula; falta de Cantos de Saúde Escolar funcionais nas escolas; poucos educadores de pares para apoiar as escolas nestas matérias; execução de actividades relacionadas com saúde sexual e reprodutiva não devidamente supervisionadas e muitas das vezes dispensável de ser incluída na carga horária do Professor; falta de guiões de orientação para professores, com conteúdos sobre o HIV/SIDA/ITs, para serem abordados nas salas de aula; não contemplação dos Cantos de Saúde Escolar na arquitectura das novas escolas.
Este quadro de situação gera um conjunto de evidencias: adolescentes com fraco conhecimento sobre HIV/ITS/Saúde Sexual e Reprodutiva; limitado acesso a informação e aos serviços e mesmo quando estes serviços estão disponíveis; existência de barreiras na utilização e qualidade dos mesmos. A não resposta eficaz deste problema, poderá resultar na adopção de comportamentos sexuais de risco.

Para inverter esta e outras fotografias que conduzem ao aumento de incidência do HIV no país, a FDC está a implementar, com o financiamento do Fundo Global para Malária, HIV e TB, o Projecto Viva +, que tem como objectivos contribuir para a redução da incidência do HIV (novos casos de infeções), promovendo actividades viradas para as Raparigas das faixas etárias 10-14 anos, dentro da escola e 15-24 anos, fora da escola; eliminação das barreiras de estigma e descriminação e promoção dos direitos humanos das Raparigas dos 10 aos 19 anos, Mulher Jovem dos 20 aos 24 anos, Mulheres Trabalhadoras de Sexo, Homens que Fazem Sexo com Homens; Usuários de Drogas Injectáveis e População Prisional.

No âmbito das actividades de prevenção de HIV viradas para as Raparigas das faixas etárias 10-14 anos, dentro da escola, a FDC garanti a implementação do Manual de Mentoria e Habilidades para a Vida; Treinamento de Professores para abordarem, na sala de aula, conteúdos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, HIV/ITS, Sexualidade, Gravidez, Género e VBG; Kits de material escolar para as crianças vulneráveis; Formação de Formadores de Formadores em Gestão Menstrual; Realização do estudo; Distribuição de 32.000 calcinhas gestão menstrual.

Ao nível da comunidade, ela realiza Diálogos Comunitários, que se materializam em encontros com os Pais e Encarregados de Educação, Líderes Comunitários e Religiosos, Matronas e Praticantes de Medicina Tradicional sensibilizando-os em torno de matérias sobre as normas culturais nocivas para a rapariga,  retenção da rapariga na escolar, VBG entre outros, além de Engajar os rapazes, através de Workshops Provinciais de Rapazes e Mentoria para Rapazes e Homens Adultos.

Um grande trabalho também tem sido realizado para reforçar os serviços amigáveis para adolescentes e jovens, através de Identificação e apetrechamento de Cantos de Saúde Escolar e SAAJ, além de adaptação e actualização de conteúdos e distribuição de material IEC pelos Cantos de Saúde Escolar e Treinamento de provedores de saúde.

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