Educação Inclusiva: Perseverança do Horácio

Partilhar este conteúdo
Horácio acreditou nele mesmo. Desafiou-se a si próprio. Foi persistente e perseverante. A prova e o exemplo de que a inclusão na educaçao traz independência, autonomia e emancipação.
Nas imagens, com o certificado nas mãos que o confere habilidades técnicas para actuar na área de hotelaria e turismo, o jovem com deficiência física soube dizer não ao conformismo; não ao comodismo; não a resignação; reprimiu todo e qualquer pensamento contraproducente que colocava à prova a sua capacidade e talento.
Horácio é um dos 171 jovens que graduou na vigésima segunda graduação do Centro de Formação da FDC promovida ontem em Vilankulo. De 26 anos, o jovem lacrimeja ao contar que sofreu rejeição do pai aos 2 anos, tendo de seguida abandonado a mãe e seus dois irmãos.
A sua adolescência, por ser deficiente físico, foi predominantemente marcada por violência moral. ‘’Na altura, eu não tinha habilidade emocional para lidar com essa violência. Como resultado, isolava-me. E isso prejudicava-me ainda mais’’, disse.
Ontem, a grande noticia não foi a sua graduação, mas sim o facto de saber que através dela vai estagiar na renomada Azurra Resort, localizado nas Ilhas de Benguela, que já recebeu grandes estrelas com destaque para Cristiano Ronaldo, Sylvester Stallone, Ronaldo Gaucho, Bill Clinton, Rod Stewart, entre outros.
‘’Horácio deu uma grande reviravolta. Estamos a cogitar coloca-lo na recepção’’, disse o gerente da Azurra Resort.