”É importante conhecer e compreender intimamente as comunidades”

Partilhar este conteúdo

‘’ As estatísticas têm um nome, um rosto, um contexto familiar. Temos que humanizar o rosto dos excluídos’’, disse Graça Machel aos colaboradores do VillageReach, na noite passada, 17 anos depois da sua última viagem em Seattle.

No coração de seu trabalho está a vontade de garantir que cada criança tenha o direito de levar uma vida feliz e saudável. Graça Machel destacou o papel e o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, chamando, em particular, a necessidade contínua de combater a fome, a saúde, a educação e a igualdade de gênero como elementos de construção dos direitos humanos’’, enfatizaram colaboradores do VillageReach.

A activista social, que tem transformado vidas de mulheres e raparigas em todo o mundo, fascinou líderes globais de saúde, membros da comunidade empresarial e filantrópica e funcionários da VillageReach que estiveram na noite passada no Museu de História em Seattle, com o objectivo de ouvir a trajetória da Graça Machel e o seu trabalho em prol das crianças e mulheres.

Nessa viagem, Graça Machel faz-se acompanhar de líderes de organizações que ela fundou, como Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e Graça Machel Trust.

Membros da equipe da FDC, Joaquim Oliveira Macar, Zélia Menete, Sra. Machel e Presidente da VillageReach, Evan Simpson
Membros da equipa da FDC, Joaquim Oliveira Macar, Zélia Menete, Sra. Machel e Presidente da VillageReach, Evan Simpson

Ao longo da sua interação, ‘’Ma Machel’’, como tem sido carinhosamente tratada, ressaltou a importância de levar as “aldeias/comunidades” ao desenvolvimento sustentável. ‘’ É importante conhecer e compreender intimamente as comunidades e garantir que suas vozes sejam representadas’’, disse, afirmando que “somente quando você combina conhecimento local, sistemas locais com conhecimento global e uma rede global, uma iniciativa torna-se enraizada e crescerá”.

A PCA da FDC fez notar ainda como a empatia e a mentalidade do primeiro povo são essenciais para entender a realidade dos desafios das aldeias africanas que trabalhamos para resolver. “As estatísticas têm um nome, um rosto, um contexto familiar. Temos que humanizar o rosto dos excluídos “, observou.

‘’Graça Machel passou a sua vida ajudando a garantir o bem estar para todos, lutando contra o casamento infantil; protegendo as crianças da guerra e aumentando o acesso delas à educação. Seu impacto é igualado a sua humildade. Ela é uma força motriz por trás das mudanças globais na política e na vontade política; ela lembrou-nos que o progresso é sempre através da parceria’’, reconheceram a equipa de Village Reach.

“Se nos vermos como uma família ao invés de organizações individuais trabalhando isoladamente – faremos muito mais progresso”, disse Graça Machel terminando a sua interação com a equipa VillageReach, que segundo eles tiveram o privilégio e a honra de ouvi-la falar.

‘’Suas palavras lembram-nos nossa responsabilidade de cidadãos globais e como actores de mudança em nossas próprias comunidades e em todo o mundo. Você inspirou-nos a agir em qualquer lugar do mundo’’.

Artigo escrito originalmente (em inglês) pela VillageReach.