Activistas transformam vidas de pessoas vivendo com HIV em Gaza

Partilhar este conteúdo

Gaza é uma das províncias com o maior índice de prevalência de HIV/ SIDA. Por exemplo, a prevalência entre os adultos dos 15-49 anos é de 25.1{1a4e51e2a19926db2eaab1bcf154673d0b74297663ea632f824f7b556dd28b8e}.

Esta situação traz muitos outros desa os para as famílias vulneráveis, entre eles a baixa actividade de geração de renda, o abandono ou desistência das crianças nas escolas e a fraca produtividade agrícola

Face a esta situação, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade com o apoio da USAID, implementa um projecto denominado Fortalecimento dos Sistemas de Saúde e Serviços da Acção Social e tem como objectivo geral apoiar as pessoas vivendo com HIV e Crianças Órfãs e Vulneráveis.

Com o apoio local de 12 organizações comunitárias de base (OCB) e um total de 256 activistas da província de Gaza, nos distritos de Chókwè, Guijá e Mabalane, a FDC está a aumentar a demanda e aderência das pessoas vivendo com HIV-SIDA (PVHS) e suas comunidades aos serviços de saúde (Testagem em HIV, TARV, PTV, TB e circuncisão masculina). Esta acção é feita através de redução de barreiras de acesso aos serviços de saúde e acção social. Em paralelo o projecto estimula o fortalecimento da capacidade económica das crianças órfãs e vulneráveis (COVs) e suas famílias.

Conheça a história da Isabel na reportagem acima, que hoje vê a sua vida transformada graças aos activistas da FDC.