“A moda é um factor fundamental para a construção de uma Identidade Nacional”, Graça Machel

Partilhar este conteúdo

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo, organizou na manhã do dia 6 de Agosto, em Maputo, a segunda edição do Chá com a Mamã Graça Machel, sob o lema forjando caminhos para uma indústria da moda de média e alta escala liderada por mulheres.

O evento reuniu profissionais ligados à indústria da moda numa roda de conversa, que explorou pontos de reflexão para melhor articulação entre os diferentes sectores da indústria da moda e da economia no geral como estratégia para reforçar a inclusão económica das mulheres.

 

Durante o evento, a PCA da FDC, Graça Machel, destacou que a moda é um factor fundamental para a construção de uma identidade nacional.

“Nós devemos ser capazes de fazer da nossa moda algo que a maior parte dos moçambicanos têm acesso e se identificam com ela, construindo assim uma identidade nossa que deve ser expandida além-fronteiras, garantindo a internacionalização da nossa moda’’, destacou.

Referiu-se ainda à necessidade das mulheres liderarem o processo de transformação social, não somente como meras participantes, mas como condutoras do processo em qualquer sector que estejam.

O espaço serviu também para a partilha de desafios e propostas de soluções que alavanquem o crescimento da moda moçambicana, incluindo a necessidade de apostar-se na formação de base para crianças, adolescentes e jovens, o acesso à matéria-prima, revisão dos custos associados à importação e exportação dos produtos, bem como a expansão e internacionalização das vendas.

O Chá com a Mamã Graça Machel é uma série de quatro eventos anuais, que junta pessoas de diferentes perfis e sectores económicos.