Graduadas 35 raparigas na cidade e província de Maputo

Partilhar este conteúdo

Graduaram no dia13 de Agosto, na cidade de Maputo, 35 raparigas formadas nas áreas de corte e costura, culinária, beleza e estética.

A formação resulta de uma parceria entre o projecto Viva +, o IFPELAC e o INEP com o objectivo de promover o empoderamento económico das raparigas e mulheres jovens reduzindo sua vulnerabilidade económica e exposição a comportamentos de risco que aumentam a probabilidade de infecção pelo HIV.

Para além da entrega de certificados, foram oferecidos kits completos de auto-emprego para cada área de formação.

Na ocasião, Adelino Xerinda, Director de Programas da FDC apelou as formandas a usarem todas as ferramentas, habilidades e conhecimentos adquiridos para gerarem o seu auto- emprego.

Coadjuvando este apelo, a Delegada do INEP, Orlanda Mavula exortou as beneficiárias maior responsabilidade e ambição de crescimento de modo que os seus pequenos empreendimentos se transformem paulatinamente em grandes projectos de desenvolvimento que possam empregar mais jovens.

Por sua vez, a Delegada do IFPELAC, Rostalina Anselmo deixou ficar um desafio a Fundação.

” No Centro de Eletrotécnica introduzimos uma formação na área de manutenção preventiva de automóveis, que tem a duração de 1 ano, são daquelas áreas tidas como masculinas, quero desafiar a FDC para abraçarmos juntos isso e formamos mais raparigas nesta área,” disse.

Ana Maria Macuácua, discursando em representação dos encarregados de educação manifestou bastante satisfação e agradeceu a todos que tornaram possível esta iniciativa.

Para as graduadas, Ana Maria deixou ficar um conselho ” sejam ousadas, não tenham medo de enfrentar os desafios e corram atrás de todas oportunidades que vos forem abertas”, concluiu.