Mandela Day é celebrado no orfanato Alima em Maputo
A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade junto da comunidade sul-africana residente em Moçambique celebraram esta semana o Dia Internacional de Nelson Mandela com actividades voluntárias em um orfanato na Matola.
Trata-se do orfanato Alima, criada por uma ‘’grande mãe’’ de nome Alima, que em 2000 – usando fundos próprios – , construiu 4 blocos de sala de aula, dormitórios, cozinha, centro de saúde e bloco administrativo.
São no total 112 crianças de famílias pobres e órfãs com idades de 1 a 17 anos, que esta semana receberam donativos da FDC e de empresas sul-africanas como a SAA, Vodacom e membros do ANC.
A FDC aproveitou a ocasião para dialogar com as crianças, ensinando-as os seus direitos, deveres e pequenos hábitos de higiene.
‘’Com estas acções, estamos a imortalizar os ideias de Nelson Mandela, identificando e incentivando nas comunidades novos promotores de justiça social, de paz e do bem estar colectivo’’, disse Mandisi Mpahlwa, Embaixador sul-africano em Moçambique.
Para Alima, proprietária do orfanato, o maior desafio do orfanato é fortalecer as relações com o Governo Distrital de Boane e outros parceiros para possibilitar furos de água e apetrechar o centro de saúde de equipamento hospitalar.
Sem água para o uso diário, a saúde dos petizes e dos funcionários que trabalham no orfanato fica comprometida bem como as actividades de geração de renda com destaque para agricultura.
As crianças do orfanato realizam várias actividades recreativas, sociais e desportivas quando não estão em aulas.
Após concluírem a 7ª classe, os menores são encaminhados às suas famílias ou entregues aos cuidados de pessoas de boa fé, assim como podem ser encaminhados a instituições de ensino para prosseguirem com a formação média e superior.
O orfanato Alima é um projecto social de iniciativa privada sem fins lucrativos, que visa amparar as crianças órfãs e desfavorecidas. Sobrevive de apoios prestados por algumas igrejas, pessoas anónimas e outras instituições nacionais e estrangeiras.
Sobre Mandela Day
O dia internacional é dedicado ao líder sul-africano que conseguiu, através do diálogo e da integração, mudar o futuro da África do Sul e inspirar a nação mundial.
No dia em que o estadista completou 93 anos, a Fundação Nelson Mandela pediu a todos os cidadãos que dessem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros.
Porquê 67 minutos? Porque cada minuto corresponde a um ano de trabalho do líder sul-africano em prol da causa pública.
Detido durante 27 anos por lutar contra o regime de apartheid na África do Sul, Mandela foi libertado em 1990 e mais tarde (1994) eleito para a presidência da África do Sul.
Exerceu apenas um mandato como Presidente, até 1999, e retirou-se depois da actividade política. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz e tornou-se, em definitivo, um símbolo planetário da reconciliação e da luta anti-segregação racial.