AlôVida lança spot radiofónico nas línguas mais faladas do país

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O AlôVida, um serviço de saúde sem fins lucrativos, cujo objetivo é atender as pessoas que tem dúvidas em matérias de saúde através de chamadas telefónicas ou mensagens, lançou, recentemente, spots radiofónicos traduzidos nas línguas mais faladas do país.

A ideia de lançar o spot nas línguas mais faladas do país é para facilitar o entendimento e satisfazer as necessidades de informação sobre as doenças mais frequentes no país, garantindo assim a privacidade de quem liga com o objectivo de promover comportamentos saudáveis.

Para usar os serviços, o usuário apenas deve ligar para 84146 (Vodacom) ou 8149 (TDM) ou ainda 82149 (Mcel). Os atendimentos são gratuitos e realizados todos os dias da semana por 9 profissionais que trabalham nas instalações do Ministério da Saúde.

O serviço AlôVida foi criado pela FDC em Dezembro de 2001, como um mecanismo de comunicação de massa para prevenção do HIV/SIDA. A iniciativa estava enquadrada no projecto KULHUNUKA, que em português significa desenvolvimento, e que era financiado pela USAID com o objectivo de combater o HIV/SIDA.

A primeira chamada dos atendentes do Alo Vida foi efectuada pela Srª. Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, na qual ela testou a funcionalidade da ferramenta. Quando foi lançado, o alôvida apenas atendia dúvidas relacionadas com HIV/SIDA ou ITS. Nesta altura, os atendentes ajudaram mais de 300.000.00 mil usuários que procuravam soluções e orientações. Em 2010 a iniciativa passou para o Ministério da Saúde, através de um acordo entre a FDC e o MISAU. ‘’Dada a utilidade da ferramenta, actualmente é usada por nós’’, disse Isabel Ngomane, do MISAU.

O trabalho é gratuito e totalmente sigiloso. Com uma dimensão e um alcance social de grande significado. ‘’ Escutamos plenamente as pessoas que nos procuram independentemente do assunto que queiram falar’’, disse Euclides, que fez notar que os atendentes são pessoas de diversas idades e profissões que passam por um curso de formação e seguem uma mesma linha de atendimento. ‘’Escutar com atenção, escutar com o coração, escutar plenamente, sem julgamentos e com total sigilo… Esse é nosso trabalho’’, acrescentou.