FDC participa no Congresso Nacional de Nutrição
Decorre em Nampula, de 21 a 23 de Novembro, na Universidade Lúrio, o 3º Congresso Nacional de Nutrição, cujo objectivo é fazer um ponto de situação sobre os principais avanços e progressos relativos ao estado da nutrição e da segurança alimentar no país.
Por ser uma província estratégica para FDC e com múltiplas iniciativas em curso, a Fundação congratula-se por participar e junta-se a outros participantes para dizer ‘’Juntos vamos nutrir Moçambique!”.
No congresso, a FDC partilha também os benefícios que já conseguiu apostando no valor nutricional e medicinal das hortícolas, frutas e tubérculos, bem como a introdução de técnicas de processamento e promoção do seu consumo como forma de minimizar a desnutrição aguda em menores de cinco anos no país, através de oficinas que promovem hábitos de alimentação saudável na comunidade.
Em Setembro, por exemplo, a FDC lançou Linhas de Estudo de Base sobre Desnutrição Crónica em Nampula. O estudo, solicitado pelo Governo Provincial, vai quantificar a dimensão da desnutrição crónica; identificar os factores comportamentais da desnutrição; realizar um exercício de mapeamento das partes interessadas no seu combate e avaliar a capacidade institucional local para trazer uma resposta multissectorial para redução da desnutrição crónica em Nampula.
Experiências de cumprimento de metas regionais e globais também fizeram parte da explanação da FDC, fazendo notar que no âmbito da Iniciativa Regional de Aceleração das Metas para Melhoria da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente 2016-2030 – que sugere que países de todo continente africano imprimam novas dinâmicas em prol da melhoria dos indicadores de saúde – a FDC reuniu adolescentes de diferentes pontos do país nas províncias de Nampula e Maputo para aprender, de forma lúdica e prática, aspectos básicos sobre a importância da alimentação saudável na adolescência e nos primeiros mil dias de vida, definindo mensagens e propondo acções sobre como Moçambique pode alcançar a meta de erradicar a fome e promover a boa nutrição.
Por meio desta experiência, pretendeu-se, por um lado, consciencializar a nova geração para o facto de que existem 43{1a4e51e2a19926db2eaab1bcf154673d0b74297663ea632f824f7b556dd28b8e} de crianças que sofrem de desnutrição crónica no país; um segmento com o qual muito pouco ou quase nada o Governo pode contar para o desenvolvimento do país e, por outro, influenciar a liderança política para priorizar orçamento e acções para garantir alimentação saudável.
Por fim, a FDC fez notar que todas actividades acima assentam numa direcção única: a FDC dá assistência técnica ao Governo para criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN), com o objectivo de elevar a nutrição para um nível estratégico de priorização a nível nacional.