Movimento Mulher e Paz junta-se ao mundo Francófono pela Paz em África

Partilhar este conteúdo

Movimento Mulher e Paz junta-se ao mundo Francófono pela Paz em África

O Movimento Mulher e Paz (MMP) de Moçambique, juntou-se no mês de Agosto do corrente ano, em Congo Kinshasa, num Colóquio Internacional  e uma Formação em Mediação e Gestão de Conflitos promovido pela Fundação Mulheres por África (MxA) em parceria com a  Fundação Pélagie Muhigirwa (FPM).

O objectivo era de fortalecer as capacidades das mulheres líderes engajadas na implementação da agenda Mulher Paz e Segurança suportada pela Resolução 1325, do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Deste encontro, um dos grandes resultados foi a criação de uma plataforma regional que se propõe a elevar a acção activa das mulheres em processos de paz nos países envolvidos. 

O evento foi facilitado pela Agência Basca de Cooperação para o Desenvolvimento (eLankidetza) e contou com 50 participantes, dentre elas, mulheres líderes da República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Mali e Moçambique.

Moçambique foi representado por Vanda Machava, Mediadora de Paz e Ponto Focal dos distritos de Chiúre e Ancuabe na província de Cabo Delgado e por Marta Uetela, Oficial Regional Norte do MMP.

Marta Uetela e Vanda Machava com Blanca Fernández da Fundação Mujeres por África
Sessão de encerramento e visita de cortesia a Sua Excelência Carlos Robles Fraga, Embaixador da Espanha na RDC.