FDC realiza encontro para apresentação do relatório da análise situacional e avaliação das necessidades no contexto do desenho da estratégia de assistência humanitária

Partilhar este conteúdo
See Our Work

Latest Projects

FDC realiza encontro para apresentação do relatório da análise situacional e avaliação das necessidades no contexto do desenho da estratégia de assistência humanitária

A FDC, com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates (BMGF), apresentou ontem, (12 de Dezembro), em Maputo, o resultado dos trabalhos de pesquisa, auscultação e análise documental desenvolvidos com o objectivo de desenhar a estratégia de assistência humanitária.

Esta estratégia visa conferir maior capacidade de intervenção não só para a FDC, mas também as organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas que intervém na cadeia de gestão de redução do risco de desastres.

Durante o evento, a gestão de informação foi apontada como um dos principais desafios na cadeia de resposta humanitária, tendo sido dito que em época de emergência muitas das vezes os dados do Governo diferem dos dados levantados por outras instituições que prestam assistência humanitária. Apontou-se como desafio a necessidade de manutenção e combinação de esforços na fase inicial da emergências com as restantes fases subsequentes para que seja assegurada um desenvolvimento sustentável.  Intervindo no evento, a PCA da FDC, Graça Machel, fez notar que o objectivo principal desta estratégia é de contribuir com aqueles que tem o poder, os meios, capacidade científica e um mandado nacional de erradicar a pobreza. ‘’ Nós, a FDC,  não temos vocação nem mandato para resolver nenhum problema, nós só queremos contribuir para um objectivo grande: a erradicação da pobreza’’.

Participaram no evento diversas individualidades, com destaque para a Presidente do INGD, Luisa Meque, representantes de instituições do Governo, OSC e de Organismos Internacionais.