Graça Machel entre 16 personalidades laureadas no Brasil
A Activista Global dos Direitos Humanos, Fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e Presidente da Graça Machel Trust, Graça Machel, foi galardoada na última segunda-feira, dia 21 de Novembro, no Brasil, pelo Troféu Raça Negra 2022, em virtude dos seus valiosos préstimos na luta em prol da igualdade, justiça e respeito a cidadãos negros.
A atribuição do troféu a Graça Machel é um acto de reconhecimento da Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural e da Universidade Zumbi dos Palmares, sinalizando ainda quanto respeito e reconhecimento internacional a Senhora Machel granjeia ao nivel global pelos seus actos que já causaram impacto mundialmente e deixaram a sua marca num ano de desafios e de esperança.
O troféu Raça Negra 2022 foi atribuído a 16 personalidades influentes ao nivel Mundial, entre as quais se destacam duas africanas com projecção internacional: Graça Machel e Paulina Chiziane. Integram a lista de galardoados a Dilma Roussef, antiga Presidente do Brasil; Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado, primeira negra a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, entre outras.
A Afrobras e a Universidade Zumbi dos Palmares são dos mais importantes Organismos do Brasil voltados à inclusão, promoção e valorização do jovem negro na educação, ensino superior, cultura, mercado de trabalho, qualificação e empoderamento político e social.
Por ocasião desta efeméride, a FDC expressa o seu grande júbilo por mais este reconhecimento concedido à nossa estimada Mamã Graça Machel cuja luta pela igualdade, justiça e respeito tem sido uma verdadeira inspiração para, com actos concretos, abraçarmos a causa e inspirar todas as forças vivas em Moçambique a uma acção colectiva e consentânea com os valores que a Senhora Machel sempre advogou para a sua materialização.