Realizou-se no dia 08 de Dezembro, na cidade de Maputo, um treinamento de utilizadores do aplicativo USSD/Móvel de denúncia de casos de uniões prematuras.
O aplicativo está a ser desenvolvido de forma conjunta entre a FDC, UNICEF, UNFPA, MGCAS e a consultora KAMBA esta última responsável pela criação do aplicativo.
O mesmo visa facilitar o acesso aos mecanismos de denúncia dos casos de violência e poderá ser acedido através do telemóvel com um código USSD ou online através de um link web.
O treinamento enquadra-se no processo de testagem e desenvolvimento do aplicativo e contou com a participação de vários parceiros envolvidos na prevenção e combate da violência baseada no género tais como representantes do UNICEF, UNFPA, Alô Vida, Ministério do interior, Ministério da Saúde e Tribunal Supremo.
O aplicativo será na sua fase inicial testado na província de Nampula e só depois de aprimorado é que será expandido a nível nacional.
Durante o encontro foi feita a demonstração práctica do funcionamento do aplicativo desde a recepção, tratamento e gestão de casos ao nível do sistema e encaminhamento das denúncias.