Bispo, sensibilizado e testado, mobiliza 300 crentes para testagem
Lúcia Filipe, de 37 anos de idade, é activista e conselheira da Girl Child Rights, desde 2014, no âmbito do Projecto ”Reforço da Colaboração para uma Resposta Melhorada do HIV e TB em Moçambique, através de uma Parceria Efectiva entre o Governo e a Sociedade Civil” – financiado pelo Fundo Global e implementado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).
Afecta no distrito de Mossurize, Lúcia, durante as suas actividades rotineiras no distrito, sensibilizou a esposa e filha mais velha de um líder religioso da Igreja ZIONE, a qual convidou de forma voluntária o seu esposo (líder Batauta) a aderir junto delas ao teste de HIV para conhecer o seu estado sorológico.
Comovido pela sessão de aconselhamento, a qual passara junto da sua esposa, decidiu ministrar em pleno culto evangélico de onde sensibilizou os demais irmãos a conhecer o seu estado sorológico, servindo-se de exemplo na tomada desta decisão.
300 irmãos crentes ficaram entusiasmados e comovidos com o bom exemplo, o que gerou vontade em cada um deles de conhecer o seu estado sorológico. Junto dos seus lideres, os crentes decidiram convidar os activistas a estarem mais próximo das igrejas, trabalhando em estreita colaboração.
“Quando participei da sessão de aconselhamento ao teste de HIV junto da minha esposa, algo no meu interior me fez pensar e recordar em mais de 3 centenas de irmãos que dirijo na minha confissão religiosa, e decidi convida-los durante a pregação para conhecerem o seu estado sorológico. Espero que eles também repliquem isso”, disse o bispo.
Dez (10) dos 300 beneficiários testados acusaram HIV positivo, dos quais um (01) casal e oito (08) mulheres em regime união de facto cujos namorados se encontram a trabalhar nas minas da África do Sul.
“Eu nunca fiz teste na minha vida. O meu marido trabalha na África do Sul e vem duas vezes por ano (no fim do ano e na páscoa). Vou esperar ele voltar para partilhar com ele o resultado do teste enquanto vou fazendo o tratamento” …… “Esse projecto me ajudou porque eu poderia morrer sem saber o que estava a acontecer na minha vida”, desabafou uma das testadas
O Projecto ”Reforço da Colaboração para uma Resposta Melhorada do HIV e TB em Moçambique, através de uma Parceria Efectiva entre o Governo e a Sociedade Civil” visa apoiar grupos de alto risco através de comunicação para mudança de comportamento, aconselhamento e testagem comunitária do HIV a nível nacional.
A vila sede do posto administrativo de Espungabera, distrito de Mossurize na província de Manica, conta com um total de 13036 habitantes dos quais cerca de 59{1a4e51e2a19926db2eaab1bcf154673d0b74297663ea632f824f7b556dd28b8e} são Mulheres.