Governo do Japão e FDC assinam memorando para criação de sistema de irrigação

Partilhar este conteúdo

O Governo Japonês e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade acabam de assinar, há instantes, um memorando de entendimento que vai possibilitar a criação de sistema de irrigação, através do maior aproveitamento das águas da chuva e do aumento e alargamento da capacidade duma lagoa, no Distrito de Ancuabe, Província de Cabo Delgado.

Trata-se de 80,895 USD (oitenta mil e oitocentos e noventa e cinco dólares americanos) que serão disponibilizados pelo Governo do Japão para construção deste sistema, que vai contribuir para o aumento da produtividade local; melhoria da segurança alimentar e nutricional e maior disponibilidade de alimentos nos principais mercados de Ancuabe, beneficiando desta forma cerca de 1.000 pessoas.

Na ocasião, o Embaixador do Japão, Toshio Ikeda, que assinou o memorando com a Directora Executiva da FDC, Zélia Menete, fez notar que o projecto é de grande importância para apoiar as necessidades humanas básicas em Moçambique. ‘’O Governo do Japão congratula-se, pois já perfaz 109 projectos comunitários de sucesso que apoiamos, com um financiamento total de 12 milhões e 500 mil USD’’, disse, enfatizando que estas iniciativas de financiamento reforçam a amizade entre Moçambique e Japão.

Para além da FDC, mais duas organizações sem fins lucrativos receberam financiamento do Governo de Japão para investirem em projectos comunitários.