FDC, IMD E ACCORD LANÇAM O PROGRAMA MULHER E PAZ

Partilhar este conteúdo

Foi oficialmente lançado no dia 18 de Outubro de 2022, em Maputo, o Programa Mulher e Paz que tem como slogan ”Mulher Activa, Paz Efectiva”.
A cerimónia de lançamento foi dirigida pelo Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente, Fortunato de Oliveira, em Representação de Sua Excelência Nyeleti B. Mondlane, Ministra do Género, Criança e Acção Social .

O Programa Mulher e Paz visa o envolvimento das mulheres no diálogo e nos processos de construção da paz , reconciliação nacional e coesão social em Moçambique, e é liderado pela FDC em parceria com o IMD, ACCORD e o Governo de Moçambique, com o apoio do Governo da Suécia. Fundamentalmente, o programa se propõe a aumentar o espaço, as oportunidades e as capacidades das mulheres para se tornarem mediadoras e participarem activamente nos processos de construção da paz e reconciliação nacional, tendo como pano de fundo, a paz social baseada na comunidade e liderada pela mulher.

O evento contou com a presença de mais de 80 convidados, entre representantes da Assembleia da República, do Governo, Partidos Políticos, Confissões Religiosas, Parceiros de Cooperação, Organizações da Sociedade Civil, Academia, entre outras entidades que deixaram ficar as suas contribuições em torno do programa.

Graça Machel, PCA da FDC e activista global dos Direitos Humanos, refere que o programa está dentro dum movimento que foi lançado numa época antes do terorrismo, tendo por isso ocorrido varias transformações na sociedade ”este movimento precisa se adequar a esta nova realidade. Na altura em que foi lançado, o terrorismo ainda não fazia parte das nossas vidas. Portanto, o movimento hoje é confrontado com uma realidade muito mais complexa”.

Ler na íntegra: Boletim Semanal i FDC I 8ª Edição