FDC, governo e parceiros realizaram hoje (26/05), na Escola Secundária da Manhiça, localizada no distrito com o mesmo nome, actividades alusivas as celebrações do dia Mundial da Gestão Menstrual com o objectivo de consciencializar a comunidade em geral sobre a importância da Gestão da Higiene Menstrual e os impactos negativos dos mitos com recurso ao pacote Nacional de Gestão e Higiene Menstrual.
Durante as celebrações, várias são as actividades que preencheram a ocasião como jogos recreativos, concurso de poesia e redacção, teatro, dança e canto coral preparadas pelos alunos com mensagens chaves de quebra de tabus sobre a higiene menstrual.
Cristina Nhonguene, de 15 anos de idade, aluna daquela escola falou em entrevista sobre os vários mitos em relação a menstruação que ouvia ‘’nas esquinas’’ de seu bairro e na escola. ‘’ Eu Já ouvi que quando estivermos menstruadas não podemos cozinhar para os nossos pais pois podem falecer; não podemos tocar nos meninos; também que não podemos sair de casa pois quando passamos de uma rua cruzada o sangue desce muito e suja. Mas hoje, aprendi que isso não é verdade e que devemos continuar a vir a escola para não perder aula’’, disse Cristina.
Do evento ficou também a lição de como fazer a higiene menstrual com retalhos de capulanas na falta dos pensos descartáveis. Nisto, foram distribuídas calcinhas penso reutilizáveis a 100 alunas.
Os alunos puderam também participar da feira de saúde escolar onde se fez a exposição de pensos reutilizáveis e serviços DREAMS.
Estiveram presentes no evento membros do Governo de Moçambique representados pela DPE, DPS, DPOP, SPS, SDEJT, SDSMAS, SDPI, Comunidade Escolar, pais, matronas; parceiros implementadores e o Grupo Multissectorial de Saneamento.