Formadores provinciais capacitados em matéria de SSRAJ

Partilhar este conteúdo

Formadores provinciais capacitados em matéria de SSRAJ

No âmbito do projecto Viva + , decorre desde o dia 24 de Abril, a capacitação de formadores provinciais (TOT) em matéria de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens.

O objectivo é que no final da formação, os formadores estejam melhor capacitados para formar os educadores de par de base escolar em conteúdos de saúde sexual e reprodutiva, prevenção de HIV, uniões prematuras e violência baseada no género, na perspectiva sociocultural e no quadro de habilidades para a vida.

Na ocasião, o Director de Programas da FDC, Adelino Xerinda reiteirou a necessidade de se trabalhar arduamente para a existência de cantos de saúde escolar no maior número de escolas possíveis sobretudo nas regiões onde há maior demanda de adolescentes e jovens.

Xerinda, destacou igualmente a necessidade de se abordar a questão das drogas e do álcool nas escolas ,pois estes também constituem factores que contribuem pra o aumento do número de infecções pelo HIV.

Por seu turno, Arlindo Folige, Chefe do dpt. de Saúde Escolar do MISAU , afirmou que é essencial o envolvimento dos pais e encarregados de educação na componente educativa dos adolescentes e jovens em matérias de SSR, pois isto irá ajudar a reforçar o trabalho que é feito pelos activistas e pelos professores – mentores.

Participam desta formação, técnicos do nível central e provincial do MINEDH e do MISAU, técnicos da FDC , formadores nacionais, o chefe do departamento de sa e 1 consultor do Fundo Global . Este encontro tem a duração de 5 dias.

De referir que durante a formação serão produzidos instrumentos uniformizados de mentoria, informação e educação dos alunos a serem usados pelos formadores em todas províncias do país.