Projecto Phawosa gradua 83 raparigas

Decorreu no dia 01 de Dezembro, a cerimônia de graduação de 83 raparigas beneficiárias dos cursos de culinária, corte e costura, cabeleireiro, make up, electricidade e serralharia, através do projecto Phawosa, da Associação Nguni, subrecipiente da FDC na componente de empoderamento económico do Viva +.

Numa data em que marcava o Dia Mundial do Combate ao HIV e Sida, Fátima Mussá, Oficial da Rapariga fora da Escola da FDC, falou da importância do empoderamento económico das raparigas para evitar a sua vulnerabilidade a novas infecções.

“O grupo das raparigas é o grupo mais vulnerável a infecção do HIV e se esta não souber fazer alguma coisa ela vai entrar para uma situação de risco onde não terá poder de decidir se quer ou não quer ter relações sexuais, quanto mais poder negociar o uso do preservativo”, disse Fátima.

Celestina Matsinhe, graduada do curso de culinária da turma anterior, deu seu testemunho incentivando as recém graduadas a colocarem em prática todas habilidades adquiridas ao longo da formação. ” Eu era muito pobre, e hoje finalmente, com o dinheiro do lucro consegui comprar a geleira dos meus sonhos”, disse Celestina. ” Eu não fico com nenhum homem porque tem dinheiro, mas sim porque eu quero e gosto” continuou.

Para além da entrega dos certificados de formação as raparigas se beneficiaram de kits de empoderamento que permitirão a elas alcançar independência económica.




hello world!

Conteúdo relacionado

Copyright © 2025 FDC. Todos direitos reservados
Design: Signus
crossmenu