Assembléia Provincial da Zambézia discute propostas de melhoria dos PO_OGDP

Membros da Assembleia Provincial (AP) da Zambézia estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de Novembro, no distrito de Mocuba, para discutir melhorias nos Planos e Orçamentos dos Orgãos de Governação Descentralizada Provincial (PO_OGDP) e respectivos balanços. Buscou igualmente discutir soluções viáveis e sustentáveis para o combate das uniões prematuras, gravidez precoce e desnutrição crónica.

Na ocasião, o Presidente da AP da Zambézia, António Gusse, frisou a importância do evento para o exercício das actividades que foram legalmente atribuídas a AP. Para Gusse, “é também papel da AP sensibilizar as comunidades de forma reiterada sobre às uniões prematuras, gravidez precoce e desnutrição, pois os membros convivem diariamente com as comunidades e podem contribuir sobremaneira para estancar esses males.”

Por seu turno o Administrador do Distrito de Mocuba, Joaquim Pahare, em seu discurso de boas-vindas fez referência ao interesse do governo distrital em colaborar activamente para a realização de acções concorrentes para o desenvolvimento da população da Zambézia, particularmente das crianças que constituem uma prioridade primária.

Estiveram presentes no encontro as Direcções Provinciais de Plano e Finanças, de Saúde e de Género, Criança e Acção Social, de modo a criar uma matriz de acção e de monitoria conjunta para a melhoria dos indicadores da província.

O evento foi organizado pela FDC, em parceria com o UNICEF, e marca o início de uma sequência de encontros similares com as APs de Cabo Delgado, de Nampula e de Sofala, estando ancorados ao Memorando de Entendimento entre as APs e o UNICEF, estando a cargo da FDC a sua operacionalização.


hello world!

Conteúdo relacionado

Copyright © 2025 FDC. Todos direitos reservados
Design: Signus
crossmenu