A FDC organizou no dia 17 de Novembro, no escritório Sede em Maputo, um encontro híbrido com o objectivo de fazer a apresentação da campanha Testa Lá e oferta de serviços de aconselhamento e testagem de HIV para todos os seus colaboradores a nível nacional.
Na sessão de abertura, a Directora do Programa Nacional de Controlo de ITS e SIDA, Aleny Couto fez a apresentação do conceito, objectivos e os modelos de implementação da campanha.
“Cerca de 28 % da população moçambicana não conhece o seu sero-estado e por consequência disso poderão não tomar medidas adequadas para o seu tratamento e prevenção da transmissão do HIV, daí a importância da massificação da campanha’’, explicou Aleny Couto.
Durante o evento foram exibidos os produtos do Testa Lá, distribuídos autotestes de HIV, preservativos e camisetes para os participantes. Também foi disponibilizado um espaço onde de forma privada os colaboradores puderam ter acesso ao serviço de aconselhamento e testagem convencional.
O evento incluiu também uma palestra de conscientização sobre o cancro da próstata no âmbito da campanha Novembro Azul, de modo a munir os colaboradores de conhecimento sobre os sintomas e mecanismos de prevenção bem como incentivá-los a fazerem o rastreio precoce da patologia.
Testa Lá é uma iniciativa levada a cabo pelo Misau em parceria com a FDC e o PEPFAR e com o apoio do Fundo Global, que visa promover a consciência social sobre a necessidade de testagem de HIV de modo a garantir que até 2030, 95 por cento da população moçambicana saiba qual é o seu estado serológico.