Zélia Menete desperta interesse nos alunos pelo ensino técnico profissional

Partilhar este conteúdo

Centenas de estudantes de diversas escolas da capital e do país percorreram os espaços da Feira e Conferência Internacional de Educação promovida pela CADE, que teve início na passada quinta e segue neste sábado com extensa programação aberta ao público.

No primeiro dia, a Directora Executiva da FDC, Zélia Menete, foi a convidada especial para falar sobre o ensino técnico profissional, exemplificando casos de sucessos em Moçambique, como o Centro de Formação profissional de Vilanculo (CFPV) criado pela FDC.

Zélia disse aos jovens que é extraordinariamente importante pensar em saber fazer. ”Fazer acontecer é o que a gente espera. A mudança rumo ao desenvolvimento do país só será possível com gente que sabe fazer. Eu, como educadora, o meu papel deve ser preparar as crianças para a vida, para novas aprendizagens e conscientes de ocupar seu espaço útil na sociedade”, disse.

Na sua apresentação, a dirigente mostrou um vídeo curto do CFPV demonstrando estudantes que, após seis meses de formação, se tornaram empresários empregando outros jovens e com dezenas de obras construídas. Veja o vídeo.

Para a estudante Safira Pedro, 17 anos, que está a terminar a 10ª classe – mas já pensa no curso de canalização,- o evento é sempre ”uma boa oportunidade de conhecer outras formas de ensino, cursos práticos e saber mais sobre a futura profissão que quero exercer”.