FDC e MISAU formam atendentes em matérias de saúde

Partilhar este conteúdo

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”yes” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”no” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”120px” padding_right=”” padding_bottom=”0″ padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_separator style_type=”none” /][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”3_5″ layout=”3_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

FDC e MISAU formam atendentes em matérias de saúde

[/fusion_text][fusion_imageframe image_id=”4668|full” max_width=”” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”none” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]https://fdc.modus.co.mz/wp-content/uploads/2019/08/DSC_3188.jpg[/fusion_imageframe][fusion_separator style_type=”single solid” top_margin=”0″ bottom_margin=”30px” sep_color=”#fec96b” border_size=”3px” width=”200px” alignment=”left” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Tendo como prespectiva o alcance do maior número da população moçambicana com mensagens sobre saúde, sem distinção da língua, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, juntamento com o Ministério da Saúde através do Departamento de Promoção de Saúde, está a formar atendentes que estarão a actuar nas seguintes línguas: CiSena, CiShona, CiNyandja, Élomwè, Emakua, Echuabu e Inglês.

Para o caso particular de Inglês, tem em vista alcançar as Trabalhadoras de Sexo provenientes de Zimbabwe que superabundam nas províncias de Manica, Tete e Zambézia, mas também vai poder abranger outros utentes de outras nacionalidades.

Os atendentes fazem parte do AlôVida, um serviço de saúde, sem fins lucrativos, cujo objectivo é atender as pessoas que tem dúvidas em matérias de saúde através de chamadas telefónicas ou mensagens. O usuário apenas deve ligar para 84146 (vodacom) ou 8149/82149 (tmcel). Os atendimentos são gratuitos e realizados todos os dias da semana por profissionais que trabalham nas instalações do Ministério da Saúde.

O serviço AlôVida foi criado pela FDC em Dezembro de 2001, como um mecanismo de comunicação de massa para prevenção do HIV/SIDA. A iniciativa estava enquadrada no projecto KULHUNUKA, que em português significa desenvolvimento, e que era financiado pela USAID com o objectivo de combater o HIV/SIDA. Actualmente, o serviço está inserido no projecto Viva+, financiado pelo Fundo Global e implementado pela FDC, através de 13 organizações da sociedade civil e de base comunitária.

A primeira chamada dos atendentes do AlôVida foi efectuada por Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, na qual ela testou a funcionalidade da ferramenta. Quando foi lançado, o AloVida apenas atendia dúvidas relacionadas com HIV/SIDA ou ITS. Nesta altura, os atendentes ajudaram mais de 300.000.00 mil usuários que procuravam soluções e orientações. Em 2010 a iniciativa passou para o Ministério da Saúde, através de um acordo entre a FDC e o MISAU. ‘’Dada a utilidade da ferramenta, actualmente é usada por nós’’, disse Isabel Ngomane, do MISAU.
Desde o surgimento do serviço, o alô vida já atendeu mais de 500 mil pessoas

[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_separator style_type=”none” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]