ENERGIAS RENOVÁVEIS

A FDC, em parceria com a GIZ, desenvolve as seguintes actividades, no âmbito das energias renováveis: Eletrificação de centros de saúde; Máquinas de costura solar e o Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis – FASER.

ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA NO PAÍS E OS IMPACTOS DO FASER 2019-2021

Em Moçambique, a percentagem da população com acesso à eletricidade é de 41% (MIREME)

Cabo Delgado: 22.1% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Niassa: 33.3% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Nampula: 34.5% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Zambêzia: 19.7% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Tete: 22.8% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Manica: 33.7% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Sofala: 50.1% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Inhambane: 42.7% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Gaza: 75.4% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

Maputo: 97.5% da população têm acesso a electricidade

Realizações do FASER 2019 - 2021

1. Eletrificação de centros de saúde

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade – FDC e a GIZ através do programa Grüne Bürgerenergie GBE electrificaram 42 postos de saúde nas províncias de Gaza (8), Inhambane (7), Manica (12) e Zambézia (15) através de sistemas de energia solar e distribuiu em cada posto um equipamento para produção de hipoclorito de sódio para desinfeção de material cirúrgico e da água para o consumo dos pacientes e dos profissionais de saúde. Com esta iniciativa vários problemas foram resolvidos principalmente as complicações nos partos que anteriormente eram feitos a luz de lanternas.

2. Máquinas de costura solar 

Entre Agosto de Novembro de 2020, foram distribuídas 20 maquinas de costura solares nas províncias de Gaza e Inhambane para a produção de máscaras para a prevenção contra a Covid-19 com o objectivo de potenciar os CCPCs com ferramentas que fortalecem a sua capacidade de intervenção no contexto da COVID 19 ao nível do distrito de Vilankulo e Chokwé, criar uma fonte de renda aos CCPCs beneficiados pelas maquinas de costura. No mesmo âmbito foram formados os membros dos CCPCs em matéria de corte e costura.

3. Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis – FASER

Lançamento do Fundo para o Acesso Sustentável às Energias Renováveis em Moçambique

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a GIZ, através dos Programas Energising Development (EnDev) e Grüne Bürgerenergie (GBE) em Moçambique, criaram conjuntamente em 2019 o Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis – FASER, em resposta à necessidade de propor alternativas para a redução da pobreza e encorajar o crescimento económico nas zonas rurais, urbanas e periurbanas de Moçambique, através do desenvolvimento de tecnologias modernas e renováveis de energia (por exemplo, fogões melhorados, sistemas solares fotovoltaicos domésticos, bombas de irrigação fotovoltaica, sistemas solares para infraestruturas sociais, etc.).

O FASER é um fundo de Financiamento Baseado em Resultados (RBF) que concede incentivos financeiros às empresas por apresentarem resultados previamente acordados. O RBF é um mecanismo de apoio do sector privado que, ao contrário dos esquemas de subvenção tradicionais, só concede incentivos de subvenção contra resultados alcançados que tenham sido verificados. O objectivo é propor alternativas para a redução da pobreza, incentivando o crescimento económico das comunidades rurais, periurbanas e urbanas do país. O fundo é um catalisador para mercados de energias limpas e sustentáveis, estimulando o uso produtivo da energia e incentivando a participação activa do sector privado no alcance dos objectivos do Governo rumo ao acesso universal até 2030.

O FASER foi lançado em 2019 e desde o seu lançamento até a data, já proporciona acesso a energia a mais de 690,000 pessoas em todo o país, das quais mais de 130,000 são mulheres e mais de 2,900 pessoas são membros de famílias chefiadas por mulheres em situação de vulnerabilidade (mãe viúva, mãe solteira ou avó solteira vivendo com netos).

Com a eclosão da pandemia Covid-19, o FASER rapidamente se reinventou e introduziu dois novos mecanismos de financiamento de suporte ao sector de energia em Moçambique um período em que a economia nacional e especialmente das famílias foi drasticamente impactada pelos efeitos negativos da pandemia. 

Em Maio de 2020 introduziu a janela COVID-PAY que visa manter o acesso a energia mesmo em tempos de pandemia, permitindo que empresas fornecedoras de sistemas pay-as-you-go ofereçam promoções especiais a seus beneficiários de todo o país, de maneira a garantir que tenham um custo global mais baixo para o seu consumo de energia habitual. 

Em Setembro de 2020, foi introduzido o mecanismo CovidPlus no âmbito da Janela Humanitária do FASER. Este mecanismo visa tornar as tecnologias acessíveis para as famílias e assim apoiar que os progressos no objectivo de acesso universal à energia até 2030 sejam mantidos e prosseguidos, apesar da pandemia. Este bem-sucedido mecanismo CovidPlus foi ampliado com financiamento adicional da União Europeia para atingir um maior número de agregados familiares moçambicanos.

Conjuntamente, estes dois mecanismos já alcançaram mais de 450,000 pessoas em todo o país mais de 50% do total de beneficiários do FASER.

O FASER é constituído por 5 janelas de financiamento com objectivos e grupo de beneficiários distintos:

  • Janela de Acesso (AW) – visa a disseminação de fogões melhorados e sistemas solares domésticos para famílias em zonas rurais sem acesso a energia da rede nacional em todas as províncias do país excepto as províncias mais afectadas pelo ciclone Idai (Manica e Sofala). 
  • Janela Humanitária (HW) – proporciona um mecanismo de resposta rápida à situações de crise humanitária, de maneira a assegurar o acesso à energia às famílias afectadas. Inicialmente foi desenhada apenas para as famílias das províncias de Manica e Sofala em resposta ao Idai, posteriormente, foi introduzido o mecanismo CovidPlus em resposta a eclosão da Covid-19, para as famílias de todas as províncias do país exceptuando Manica e Sofala que já se beneficiavam de incentivos humanitários.
  • Janela COVID-PAY – visa manter o acesso a energia mesmo em tempos de pandemia permitindo que empresas fornecedoras de sistemas pay-as-you-go ofereçam promoções especiais a seus beneficiários de todo o país, durante a pandemia da Covid-19. 
  • Janela Uso Produtivo de Energia (PUW) – tem o objetivo de difundir tecnologias solares para o uso produtivo de energia em empresas comerciais nas zonas rurais, agricultura, etc.  

Janela de Infraestructura Social – Visa a eletrificação de infraestricturas sociais como centros de saúde e escolas em que as qualidades dos serviços prestados podem ser melhorados com o acesso a energia através de sistemas de energias solar fotovoltaica.

O fundo RBF lança regularmente convites à apresentação de propostas no jornal e na sua página web https://faser.co.mz/ .

Mais detalhes sobre o FASER, estão disponíveis na plataforma web Home | FASER Fundo de Acesso Sustentável as Energias Renováveis em Moçambique , na página do Youtube FASER – Mozambique – YouTube ou podem ser obtidas através do endereço electrónico faser.moz@giz.de 

TESTEMUNHOS

Anselmo Macuacua MozCarbon

O fogão Mbaula veio para minimizar os custos de cozinha. Este carvão vegetal, poupa cerca de 60% em relação ao fogão tradicional. Usando o fogão Mbaula o saco de carvão comum dura 3 meses enquanto que com o fogão tradicional o saco leva 1 mês

Izera Mafume Beneficiária do Projecto FASER no distrito de Mabime, Inhambane

Nunca tivemos o desejo de nos mudarmos daqui para a cidade, porque viver aqui com electricidade é muito bom. Os que foram para a cidade é porque não tinha energia. Agora pensam em voltar para casa.

Hanifa Hassan Beneficiária do Projecto FASER no distrito Mabime, província de Inhambane.

Foi bom ter essa máquina de costura porque agora posso fazer meu negócio, que é fazer vestidos e máscaras para vender. É tudo que sei fazer: costurar.

Cremildo Pinto Centro de Saúde de Púngue Sul

Quando há urgências temos de colocar luvas, pegar a bolsa de sangue e colocar o celular na boca para conseguir iluminar. Antes de termos energia aqui na unidade sanitária, corríamos riscos de pegar inúmeras doenças.

COMEMORE OS 29 ANOS DA FDC CONNOSCO

Mais de 25 milhões de moçambicanos já viram suas vidas impactadas nas últimas 3 décadas da nossa existência, através da nossa abordagem de implementação directa ou através de organizações capacitadas por nós.