MISAU e FDC lançam campanha massiva de testagem de HIV

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MISAU e FDC lançam campanha massiva de testagem de HIV

Com a Campanha de Comunicação “testa lá: conhece o teu estado de HIV”
MISAU REFORÇA MECANISMOS DE PROMOÇÃO DE TESTAGEM DO HIV NO PAÍS

Com vista a promover a consciência social sobre a necessidade de testagem de HIV e estimular a procura dos respectivos serviços para o conhecimento do seroestado, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), procedeu, na manhã de Sexta-feira (18/08), na Cidade de Maputo, com o lançamento da Campanha de Comunicação “Testa lá: conhece o teu estado de HIV”, no âmbito do Aconselhamento e Testagem em Saúde (ATS).

A iniciativa surge para permitir que as populações prioritárias para o ATS no país incrementem o nível de conhecimento sobre o risco de infecção pelo HIV e sobre a importância da testagem, bem como para induzir a mudança de comportamento e estimular o interesse pela testagem, como forma prevenir novas infecções por HIV, sobretudo na camada mais jovem.

Para além dessa camada, a campanha irá abranger mulheres grávidas, lactantes e seus parceiros sexuais, crianças e jovens dos 10-24 anos (rapazes e raparigas), entre outros.

Dirigindo a cerimónia de lançamento da campanha, o Secretário Permanente do MISAU, Ivan Manhiça, afirmou na sua intervenção que a comunicação e a educação para a saúde devem continuar a ser um dos pilares para promover a mudança de comportamento e o sucesso das acções de prevenção do HIV. O governante acredita que realizando esta campanha, usando os meios mais eficazes, modernos e ajustados às necessidades dos jovens e adultos, pode-se fazer chegar mensagens-chave às zonas urbanas e rurais com maior eficácia.

“Devemos melhorar a nossa comunicação e focalizar as intervenções no indivíduo, tendo sempre em conta o seu contexto sociocultural e linguístico. Os diferentes produtos desta campanha respondem cabalmente a estes desafios” acrescentou Ivan Manhiça.

Por seu turno, o Administrador Delegado da FDC, Diogo Milagre, afirmou que a mesma vai dinamizar e dar mais alento aos esforços investidos no país para que mais moçambicanos que ainda não conhecem a sua situação serológica em face do HIV possam ser informados e persuadidos a aderir a testagem.

A campanha de comunicação surge para melhorar e dar resposta sobre os níveis de conhecimento do seroestado por parte dos utentes. A título exemplificativo, a cada 100 indivíduos com HIV, só 72 conhecem o seu seroestado, de acordo com INSIDA 2021.

Refira-se que o lançamento da campanha foi sucedido por uma feira de saúde, na qual foram expostos produtos diversificados da campanha, para impulsionar a testagem do HIV no seio da população prioritária e geral.

MISAU-DCI