Sofala gradua 30 raparigas em cursos de empoderamento económico

Partilhar este conteúdo

Na última sexta-feira, 01 de Março de 2024 foi o culminar de um ciclo, a realização de um sonho de 30 mulheres adolescentes e jovens com idades compreendidas entre 18 aos 24 anos de idade.

A formação decorreu na cidade da Beira, no Centro de Formação Profissional Young África onde as formandas foram dotadas de habilidades, capacidades e competências técnicas nas áreas de Canalização, Electricidade Instaladora, Corte e Costura e Serralharia civil.


As graduadas são provenientes dos distritos de Nhamatanda (25), Marromeu (2), Machanga (2) e Cheringoma (1), que se beneficiaram de bolsas de estudos oferecidas pelo projecto VIVA+ e durante seis meses. Muitas delas tiveram de deixar os seus filhos, cônjuges e familiares para poderem se beneficiar desta formação.

” Realizei o meu sonho ao concluir o curso de Electricidade Instaladora e nunca imaginei que eu pudesse ser capaz de fazê-lo, porque aqui em Nhamatanda não tem centro de formação ” – declarou Madalena Fernando, graduanda do curso de Electricidade Instaladora.

Na ocasião, o Gestor Programático da FDC, Titos Quembo, em sofala entregou os certificados da conclusão curso e os respectivos kits de auto-emprego às graduandas.

De referir que neste preciso momento as mesmas já submeteram as cartas de estágios às entidades competentes e aguardam pela resposta para o início da mesma.