No âmbito das comemorações do Dezembro Vermelho (mês de luta contra o HIV/SIDA e ITS), a FDC participou no dia 15 de Dezembro de um evento organizado pela Associação Revida (Associação Restaurar a Esperança de Vida) no Conselho Municipal da Cidade de Maputo. O evento tinha como objectivo sensibilizar e consciencializar a população sobretudo aos adolescentes e jovens sobre a necessidade de prevenção contra o HIV/SIDA e promover o acesso aos vários serviços de saúde.
A FDC aproveitou a ocasião para expôr as actividades levadas a cabo na componente de prevenção do HIV e amplificar a divulgação da campanha Testa Lá para mais de 500 adolescentes e jovens que se fizeram presentes no local.
Laque Francisco, Oficial de comunicação da FDC e um dos palestrantes do evento falou sobre a importância da testagem e da adopção de comportamentos positivos para a prevenção do HIV. De um jeito muito interativo com a plateia este convidou alguns participantes que já aderiram aos serviços do Testa Lá para partilharem as suas experiências com o público.
Delfina, uma das participantes do evento disse que através da campanha Testa Lá sentiu-se persuadida a fazer o teste de HIV e hoje sente-se mais confiante e consciente sobre a importância de conhecer o seu estado serológico tanto é que decidiu efectuar a testagem de 3 em 3 meses e até já convidou seus amigos e alguns familiares para fazerem o mesmo.
Para além de muito aprendizado, o evento também teve momentos de música, poesia e uma feira de saúde onde alguns sub-recipientes da FDC participaram oferecendo autotestes, preservativos, brochuras educativas e aconselhamento sobre métodos de prevenção do HIV.