O Centro de Formação Profissional de Vilankulos graduou no dia 12 de Dezembro, 187 alunos provenientes das províncias de Inhambane, Tete, Manica, Sofala, Nampula , Gaza e Maputo formados nas áreas de canalização, electricidade, ladrilharia, restaurante, mesa e bar, pedreiro, recepção, carpintaria e construção civil.
Deste número, 88 raparigas fazem parte de um grupo de beneficiárias das bolsas de estudo oferecidas pelo projecto Viva+.
E 10 jovens da província de Nampula , distrito de Rapale financiados pela FDC- Direcção de Desenvolvimento Comunitário.
Adelino Xerinda, Director de Programas da FDC, disse aos graduados que este momento marca o início de uma nova etapa na vida destes e que os mesmos devem agarrar as oportunidades de crescimento profissional para que no futuro possam servir de exemplo e encorajar outros jovens a seguirem o mesmo caminho.
Esta é a 26ª cerimónia de graduação que acontece no Centro, tendo sido marcada por momentos de muita alegria, emoção e aprendizado.
Durante o evento os formandos fizeram a apresentação e demonstração práctica das diversas habilidades adquiridas ao longo da formação, também houve espaço para declamação de poesia, canto e muita dança.
O evento contou ainda com a participação de alguns alunos que foram formados pelo centro e que hoje encontram-se enquadrados no mercado de trabalho. É o caso de Gildo Bernardo Zibane que aproveitou a ocasião para contar a sua trajectória profissional e encorajar aos recém-graduados a serem persistentes na busca dos seus sonhos e a fazerem valer a pena cada ensinamento adquirido na formação.
Até ao momento 2486 jovens foram graduados pelo centro dos quais 1056 são raparigas. A empregabilidade dos jovens formados situa-se na ordem de 45% no emprego formal (1044) e 50% no autoemprego (1243).