Realizou-se no dia 06 de Novembro, na província da Zambézia, distrito de Alto Molocué, um encontro com as matronas de ritos de iniciação cujo objectivo era de consciencializá-las sobre a necessidade de observância e respeito pelos direitos humanos das raparigas, em particular os direitos sexuais e reprodutivos durante as cerimónias dos ritos bem como prevenir e combater as uniões prematuras.
Para o efeito foram discutidas as mensagens não positivas que são transmitidas durante os ritos e as faixas etárias em que estes conteúdos são ministrados.
No fim do encontro, concluiu-se que os ritos de iniciação representam um elemento cultural importante na região e um espaço de transmissão de vários ensinamentos, entretanto há necessidade de transmitir estas mensagens de acordo com as faixas etárias, e para isso é necessário que haja uma sensibilização aos pais, encarregados de educação e líderes comunitários.
A capacitação foi liderada pela FDC, em parceria com SDSMAS (Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social) e a Procuradoria da Zambézia.