Dia do Médico Moçambicano
Arsénio Xavier é médico há mais de 20 anos, tendo assumido as funções de médico chefe nas províncias de Cabo Delgado e Gaza. Desde 2005 tem dado o seu inestimável contributo aos moçambicanos fora do Sistema Nacional de Saúde, e carrega consigo um portfólio de intervenção social e humanitário mais abrangente, dedicando o seu tempo, na FDC, à melhoria da disponibilidade e qualidade dos serviços prevenção de HIV.
‘’A data reconhece a profissão médica e sobretudo exalta os valores desta classe no que concerne aos serviços que presta’’, comentou Arsénio, quando questionado sobre o que representa para ele o Dia do Médico Moçambicano.
Arsénio juntou-se à família da FDC desde 2018, tendo sido Coordenador Provincial em Sofala; Oficial de Controlo de Qualidade, e muito recentemente, Oficial de Base de Dados e Reporte. ‘’ Hoje expresso em números aquilo que é o efeito do trabalho de prevenção de HIV junto aos nossos beneficiários’’, fez notar o médico, para quem a prevenção das doenças no contexto da comunidade representa ainda um valor adicional na actividade médica e de saúde pública.