COVID-19: ligue gratuitamente Tmcel (82149 ou 1490), Vodacom (84146) e Movitel (1490)

Partilhar este conteúdo

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”no” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”120px” padding_right=”” padding_bottom=”0″ padding_left=”” admin_toggled=”no”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_separator style_type=”none” /][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”3_5″ layout=”3_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

COVID-19: ligue gratuitamente Tmcel (82149 ou 1490), Vodacom (84146) e Movitel (1490)

[/fusion_text][fusion_separator style_type=”single solid” top_margin=”0″ bottom_margin=”30px” sep_color=”#fec96b” border_size=”3px” width=”200px” alignment=”left” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]

Alovida
Alovida

Alôvida é um serviço de saúde (linha Verde) criado pela FDC no ano 2001, que desde a eclosão do Coronavírus em Moçambique, centralizou o seu esforço no esclarecimento de dúvidas sobre COVID-19 de forma anônima e gratuita.

O usuário apenas deve ligar para Tmcel (82149 ou 1490), Vodacom (84146) e Movitel (1490). Actualmente, os atendimentos são realizados todos os dias da semana e a qualquer hora por uma equipa mista de profissionais composta por atendentes clínicos e não clínicos, mas todos capacitados para o efeito.
O primeiro contacto é com um atendente não clínico, que faz uma triagem para saber se existe a necessidade de encaminhar o usuário para um médico. Após a triagem, se for necessário conversar com um medico, a chamada é reencaminhada para a central dos médicos.

‘’Para isso, já formamos 12 médicos que estarão baseados no Hospital de Mavalane’’, disse Euclides, gestor da linha Alovida.
O serviço, que está à disposição de todos moçambicanos e em múltiplas línguas como •Português •XiChangana •Bitonga •XiChope •Emacua •XiSena •Elómwè •CiShona •Echuabo • CiNhandja e • inglês , evita o deslocamento físico dos pacientes ou de quem suspeita ter a doença para postos de saúde ou hospitais.

“Sempre que criamos uma solução, temos que pensar no problema de forma holística e encontrar a causa raiz da proliferação do vírus. O isolamento social é uma das principais formas de conter o avanço, portanto, uma central telefônica gratuita se mostra mais eficiente no alcance do objetivo”, acrescentou Euclides.

Entre Janeiro a Março, o Serviço AlôVida atendeu 10.316 ligações, cujos usuários que ligavam queriam ter mais esclarecimento, entre outras, sobre o Coronavirus.

A primeira figura abaixo ilustra que houve uma subida exponencial de chamadas no mês de Março, devido a procura de informação sobre Coronavírus, este facto deve-se a divulgação dos serviços nos meios de comunicação social e plataformas electrónicas.

Alovida e COVID-19 em Moçambique
Alovida e COVID-19 em Moçambique
Alovida e COVID-19 em Moçambique
Alovida e COVID-19 em Moçambique

Perguntas frequentes dos Usuários

a) Especula-se que o vírus tenha sido transmitido de pangolim, cobra e morcegos. Existe um estudo feito que comprova o verdadeiro transmissor do vírus?
b) Quantas pessoas sobreviveram ao Coronavírus?
c) Uma pessoa pode ser infectada pelo novo Coronavírus duas vezes?
d) É verdade que o Coronavírus não sobrevive no calor?
e) Tomar chá quente mata o vírus?
f) Por que idosos são principais vítimas fatais do COVID-19?
g) Há uma especulação do COVID-19 não ser fatal para crianças, será verdade?
h) É verdade que a doença não ataca à raça negra? Se sim, qual é a explicação?
i) O COVID-19 pode ser transmitida por semen e outros fluídos sexuais?
j) Para pessoas que não tem condições de comprar máscara, como podem fazer para se proteger?
k) É verdade que o vírus não sobrevive no calor (temperatura acima de 26ºC)?
l) Por que alguns pacientes ficam de quarentena em casa, e não no hospital?
m) O COVID-19 pode passar de Mãe para filho (Transmissão Vertical)?
n) Onde se faz a testagem do COVID-19?

AlôVida: 19 anos de existência

AlôVida foi criado pela FDC em Dezembro de 2001, como um mecanismo de comunicação de massa para prevenção do HIV/SIDA. A iniciativa estava enquadrada no projecto KULHUVUKA, que em português significa desenvolvimento, e que tinha como objetivo ajudar a combater o HIV/SIDA. A primeira chamada dos atendentes do AloVida foi efectuada por Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, na qual ela testou a funcionalidade da ferramenta. Quando foi lançado, o Alôvida apenas atendia dúvidas relacionadas com HIV/SIDA ou ITS. Nesta altura, os atendentes ajudaram mais de 300.000.00 mil usuários que procuravam soluções e orientações. No ano de 2012 o serviço passou para MISAU como resultado duma parceria entre o MISAU, FDC & JHUCCP (Projecto PACTO) e provedores de telefonia móvel e fixa. ‘’Dada a utilidade da ferramenta, actualmente é usada por nós’’, disse Isabel Ngomane, do MISAU. Actualmente, o serviço esclarece dúvidas sobre ITS/HVI/SIDA; Saúde Sexual e Reprodutiva; Cancro do colo de Útero; Cólera; Ebola; Malária; Circuncisão Masculina; Fistula Obstétrica; VGB; Cancro da Próstata; Geriatria; Raiva; Nutrição e Coronavírus.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_separator style_type=”none” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]