A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo, organizou, recentemente, a segunda edição do “Chá com a Mamã Graça Machel”, sob o lema forjando caminhos para uma indústria da moda de média e alta escala liderada por mulheres.
O evento reuniu profissionais ligados à indústria da moda numa roda de conversa que explorou pontos de reflexão para melhor articulação entre os diferentes sectores da indústria da moda e da economia no geral como estratégia para reforçar a inclusão económica das mulheres.
Durante o evento, a PCA da FDC, Graça Machel, destacou que a moda é um factor fundamental para a construção de uma identidade nacional.
“Nós devemos ser capazes de fazer da nossa moda algo que a maior parte dos moçambicanos têm acesso e se identificam com ela, construindo assim uma identidade nossa que deve ser expandida além-fronteiras, garantindo a internacionalização da nossa moda’’, destacou.
Referiu-se ainda à necessidade das mulheres liderarem o processo de transformação social, não somente como meras participantes, mas como condutoras do processo em qualquer sector que estejam.
O espaço serviu também para a partilha de desafios e propostas de soluções que alavanquem o crescimento da moda moçambicana, incluindo a necessidade de apostar-se na formação de base para crianças, adolescentes e jovens, o acesso à matéria-prima, revisão dos custos associados à importação e exportação dos produtos, bem como a expansão e internacionalização das vendas.
O “Chá com a Mamã Graça Machel” é uma série de quatro eventos anuais, que junta pessoas de diferentes perfis e sectores económicos.