Fórum determina participação de todos no combate à malária
Decorreu, esta semana, em Maputo, o Fórum da Malária, um evento que estabeleceu o fim à intervenção unilateral no controlo da malária.
Só as organizações, entre as quais a FDC, que vem lutando para o controlo da malária sabe o que isso vai verdadeiramente significar no controlo e eliminação da malária nos próximos anos.
Se antes, o MISAU assumia maioritariamente sozinho o controlo, o Fórum da Malária que decorreu hoje, envolvendo Chefe do Estado, Ministros, Governadores, para além da Sociedade Civil, Organismos Internacionais, entre outros, tem o mérito de criar uma plataforma de coordenação de uma acção multissectorial e comunitária, visando responsabilizar os sectores e comunidades para uma acção integrada e conjunta para a redução do peso da malária no país.
‘’A malária tem o potencial enorme de ser eliminada e as medidas de prevenção estão ao alcance de todos nós’’, desafiou aos presentes o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, enfatizando que os governantes devem liderar pelo exemplo assegurando que todos estejam cientes dos métodos de prevenção e usem correctamente.