BIG WIN e FDC mantém encontros alargados com Governo
Uma equipa de alto nível da Big Win Philanthropy esteve em Moçambique, em Setembro, para junto da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e do Governo Moçambicano identificar áreas de cooperação que contribuam principalmente para melhoria da vida de crianças e jovens.
Big Win Philanthropy é uma organização independente que investe em crianças e jovens nos países em desenvolvimento para melhorar suas vidas e maximizar os dividendos demográficos para um crescimento económico a longo prazo.
Para isso, a Big Win estimula (1) os líderes das economias emergentes a traçarem um curso para a prosperidade de seus países; (2) Incentiva diferentes sectores a colaborarem para investir em uma população jovem e (3) acredita que quando a vida das crianças e jovens é melhorada hoje, o crescimento e a estabilidade são construídos para o futuro dum país.
Em Moçambique, através dos encontros que decorrem no Ministério de Trabalho; Ministério da Agricultura, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano; Ministério da Saúde; Ministério da Indústria e Comércio; SETSAN e INEFP, a Big Win já está identificar desafios para posteriormente mapear formas de capitalizar e gerar mudanças transformacionais.
Exemplos de países que superaram eficazmente os desafios através da colaboração com Big Win não faltam. Etiópia é um deles, que tinha desafios gigânticos de dividendo demográficos cuja desnutrição crónica era parte maior da sua causa.
Para Big Win, melhorar a vida dos cidadãos e gerar um efeito de ampliação económica a longo prazo depende da capacidade produtiva e de auto-exploração do intelecto do cidadão. Para isso, a organização acredita que é necessário:
Desenvolvimento do cérebro. O desenvolvimento do cérebro de uma criança fornece a base fundamental para as capacidades cognitivas, emocionais e sociais que permitem que a criança funcione plenamente como pessoa. Uma grande proporção de crianças em toda a África subsaariana sofre um comprometimento do desenvolvimento cerebral devido a três factores-chave: desnutrição, falta de empoderamento social, educacional e económico e a violência.
Educação para a produtividade. Uma melhor educação é essencial para desenvolver as qualidades e as habilidades que as crianças precisarão para se tornar mais produtivas – tanto em termos de sua própria qualidade de vida e sua contribuição para o crescimento económico nacional. O interesse da Big Win centra-se desde os primeiros anos da criança até a educação pré-escolar; ensino primário, secundário e vocacional, tornando assim a educação relevante para a futura contribuição econômica e social que os jovens podem contribuir para a sociedade.
Emprego juvenil. Prevê-se quadruplicar até 2100 o número de jovens na África, dos quais metade terão menos de 25 anos. Com o investimento certo na criação de emprego, esta nova geração poderia se tornar uma potência econômica. Mas sem investimento, a pobreza e o descontentamento entre os jovens podem levar a uma profunda instabilidade social. A Big Win está interessada em programas de criação de emprego (no sector informal e informal).
A organização também está interessada na saúde materna, infantil e reprodutiva, particularmente para a criação das condições que permitem a obtenção de um dividendo demográfico.